1º Trimestre 2014


Neste trimestre estudaremos o segundo livro da bíblia o livro de Êxodo, onde será abordado toda a história da formação do povo hebreu em nação de Israel. Assuntos como o chamado de Moisés, a libertação dos israelitas da escravidão do Egito, os milagres, e a chegada a terra prometida.

Usarei por base os comentários do escritor da revista desse trimestre, mas também usarei outras fontes para enriquecer as nossas aula aqui no Furando as Ondas.


Lição 1 - O Livro de Êxodo e o Cativeiro de Israel no Egito.


Introdução.


Neste trimestre estudaremos o livro de Êxodo o segundo livro da Torah para os judeus e o nosso Pentateuco. Na sua essência esse livro aborda o início do povo Hebreu e a formação da nação de Israel. Com a entrada de Jacó e seus filhos na terra de Gósen, o Senhor através de sua providência preserva seus filhos da fome que se alastra por todo o Oriente Médio.

e África. Mas também nos conta do sofrimento dos israelitas quando eles se tornam escravos no Egito e como Deus levanta Moisés como o grande libertador de seu povo, para cumprir a promessa feita a Abraão, Isaque e Jacó. 

Um pequeno esboço do livro de Êxodo.

O nome Êxodo deriva da transliteração do hebraico para o grego quando da tradução para a Septuaginta. No texto hebraico o nome do livro é "Shemoth" que significa "Nomes". Esse título é retirado da principal palavra do primeiro versículo do livro "Estes pois são os nomes dos filhos de Israel, que entraram no Egito com Jacó; cada um entrou com sua casa:" Êxodo 1.1. Com certeza o tradutor do livro nomeou o livro com uma palavra que faria mais sentido para os leitores de então "Êxodo" em grego significa "Saída".

Título:................................ Êxodo.

Autor:................................ Moisés.

Data e Local:..................... Aproximadamente (1450 - 1410 a.C). Escrito no deserto, durante a peregrinação de Israel, em algum lugar da península do Sinai.

Propósito:......................... Registrar os acontecimentos da libertação de Israel do Egito e seu desenvolvimento como nação.

Estrutura:......................... I. Israel no Egito (1.1 - 13.20).
                                  II. Israel no deserto (12.1 - 18.27).
                                  III. Israel no Sinai (19.1 - 40.38).

Lugares-chaves:............... Egito, Gósen, rio Nilo, Midiã, mar Vermelho, península do Sinai e monte Sinai.

Características:................ Relata mais milagres do que qualquer livro do Antigo Testamento.

Versículo-chave:.............. Êxodo 3.7,10.

Pessoas-chave:................ Moisés, a filha do Faraó, Os Faraós, Miriã, Jetro, Arão.

Povos envolvidos:............ Egípcios, Hicsos, Israelitas.

De José ao Êxodo.

Uma das ações de Deus para começar a cumprir a promessa feita a Abraão (Gn 12.1-3) deu-se início com a venda de José como escravo para o Egito (Êx 37.26-28).

José foi nomeado Regente do Egito quando interpretou os sonhos do rei Sesostris II (1897 - 1878 a.C) da 12ª Dinastia egípcia.

A grande controvérsia

Os históriadores, estudiosos e acadêmicos discutem muito sobre qual raça dominava o Egito na época em que José foi para o Egito e exerceu o seu governo como alto funcionário de Faraó. Porém eu sempre tiro minhas conclusões baseado na Bíblia Sagrada, por mais renomados que sejam os acadêmicos que discutem esse tema, eles nunca serão superiores a Bíblia. Então eu tiro minhas conclusões dos textos bíblicos e minha opinião é respaldada por vários outros estudiosos como Eugene H. Merrill, xxxxx e xxxxx.

Primeiro - José teve que se barbear para a entrevista com o Faraó a fim de interpretar seus sonhos (Gn 41.14). A maioria dos semitas tinha a barba como símbolo de masculinidade e poder, seria uma ofensa para um rei Hicso José se apresentar sem sua barba, fato completamente diferente para um rei egípcio que geralmente quando usava , tinha a barba bem feita.

Segundo - Faraó lhe vestiu de linho fino e colar de ouro  (Gn 41.42). Tradicionalmente sempre encontramos nas inscrições egípcias as autoridades vestidos de linho e ostentanto seus colares talares como símbolo de autoridade e poder.

Terceiro - Sesostres II lhe troca o nome de José para Zafenate - Panéia - "Aquele que fornece o alimento da vida", um nome egípcio.

Quarto - seus irmãos não o reconheceram no primeiro encontro,(Gn 42.8) pois José estava vestido como um legítimo egípcio.

Quinto -pensando que José era egípcio conversaram entre si em hebraico para que o "egípcio - José" não entendesse o que eles falavam (Gn 42.21-23). Ora se José estive em um governo Hicso seus irmão saberiam que pouco ou muito o "hicso - José" os entenderiam.

Sexto - mais tarde quando do segundo encontro com seus irmão José os convida para comer, porém os separa dos Egípcios que também estavam na casa de José (Gn 43.32). Os hicsos não teriam esse preconceito pois eram também semitas e pastores como os hebreus.

Sétimo - pastores eram abominação para os Egípicios (Gn 46.34). Pelo contrário seriam bem vistos pelos hicsos que eram conhecidos como "Reis pastores".

No primeiro ano dos sete anos de fome o Faraó Sesostris II falece e seu filho Sesostris III lhe sucede, não ouve alguma modificação na situação de José. Como sabemos na segunda descida de seus irmão para o Egito, José se revela. Sabendo Faraó que os irmãos de José vieram ter com ele no Egito e que seu pai ainda vivia, convidou os parentes de José a morrar no Egito para que não perecerem com a fome. Ao entrar no Egito, Jacó e todos que vieram com ele compunham um grupo de 70 pessoas.

Segundo os estudiosos da Cambridge University Press, José faleceu em 1806 a.C (Gn 50.22). Os Hicsos invadem o Egito em 1720 a.C, portanto 86 anos após a morte de José.

O domínio Hicso no Egito durou 150 anos (1720 - 1570) período onde os reis hicsos representaram a 15ª e 16ª dinastia dos reis do Egito.

No ano 1570 a.C, Amosis expulsa os invasores hicsos de todo o Delta do Nilo. É esse o Faraó citado na Bíblia como não conhecendo a José (Êx 1.8-10). Claro que 236 anos após a existência de José um rei que expulsa um invasor semita de seus territórios não reconheceria as obras de José um Alto funcionário do passado porém também semita. Este novo rei egípcio funda a 18ª dinastia egípcia, justamente o período histórico onde aconteceria o Êxodo de Israel. 

Bibliografia:
Lições Bíblicas 1º Trimestre de 2014 Jovens e Adultos (Mestre) - Comentário: Antonio Gilberto - Editora CPAD.
História de Israel no Antigo Testamento - Eugene H. Merrill - Editora CPAD.





Um comentário:

  1. Aqui neste texto de forma alguma afirmo que o conteúdo é completo e que aborda todas as nuncias do tema em questão. Eu apresento apenas um esboço do estudo que eu fiz para aplicar esta lição da EBD.

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